Translate

segunda-feira, 13 de maio de 2024

Pirataria X Originais

 Pirataria X Originais


Olá a todos, (sim, estou sem ideias de introdução)

Estou trazendo mais uma grande polêmica que gira até hoje depois do BOOM da Internet nos dias de hoje.

Com altas velocidades que as operadoras oferecem, e outros serviços de armazenamento online que apresentam até os dias de hoje, 4shared, Mega, Uploaded, Mega Fire, serviços P2P ou Torrent como a maioria conhece.

Isso favoreceu um grande mercado que reina até hoje em vários setores do mundo: a Pirataria.

A pirataria vem desde a época do Nintendinho e Master System, com cartuchos no qual vem com vários jogos instalados.

Aqui a crianças tiveram aquele cartucho que vem com 50 jogos em 1, 100 jogos em 1, fora títulos que você nunca veria porque está nas terras nipônicas.


Este tipo de mercado cresceu muito, e muitas pessoas utilizam este meio para se beneficiar, e com isso não gastar muito.

Agora lanço a grande pergunta para todos:

Qual a vantagem em utilizar um jogo baixado da internet (pirataria)?

Qual a vantagem em utilizar um jogo original?

Pirataria

Este meio beneficiou várias pessoas, muitas pessoas ganharam muita grana com este tipo de prática, como também várias pessoas economizaram uma grana.


Vivenciei a era NES e Master System, SNES e Mega Drive, mas não cheguei a ver muita pirataria em cima destes consoles como vejo hoje em dia. Na era 32 bits PlayStation e Saturn, o começo da pirataria iniciou.

Mas o marco maior da pirataria que vivenciei e fui acompanhando e adquiri muitos produtos foi na era 128 bits com PlayStation 2 e XBox, Nintendo Game Cube ganhou um destravamento mas já estava quase no seu fim da vida útil dele, mas muitos beneficiaram e compraram diversos jogos.

Vantagem que vi, possui um PlayStation 2 com destravamento Magic 3.1, como tinha feito um acordo da empresa, acabei pegando a rescisão do trabalho, paguei um curso de Técnico de Informática (ainda me pergunto porque fiz isso), e com o que sobrou, comprei um PlayStation 2.

Como estava com pouca grana, só no seguro desemprego, então vamos economizar.


Com acesso a Santa Efigênia (centro de São Paulo), lar da informática e outras coisas que você só consegue lá (se você não consegue, só correr na Galeria Page que acha), fui diversas vezes comprar jogos Prensados (aqueles que pareciam originais), e com isso criei uma boa coleção dos jogos para meu novo console.


O bom, que os jogos lançamentos e as novidades, comprei na bagatela de 10 reais cada, depois anos mais tarde 3 por 10 reais, e nem mídia prensada era mais, era escrito a caneta de CD/DVD.

Mas percebi que com o tempo essas mídias acabavam com o leitor do aparelho, o que começava os problemas no videogame.

Virar o videogame de lado, cabeça para baixo, até o leitor não ler mais as mídias, fora o grande esforço que você faz para que ele leia o bendito jogo.

Uma outra grande desvantagem na pirataria, não era só os problemas de leitor do videogame, mas o grande número de jogos que você acabava adquirindo.

Muitos acabavam tendo mais de 200 jogos para o console, e nem ao menos 10% daqueles jogos você finalizava. E o pior, você ficava muito entretido, que quando colocava aquele jogo que tanto queria ver e jogar, ele não rodava no videogame.


Outra grande parte da pirataria, o beneficio é também em especial jogos de PC.

Muitas das pessoas acabam montando PC’s parrudos, só para jogar aquele jogo que viu, que está em lançamento.

Eles acabam utilizando o meio de programas P2P, torrents, para buscar e baixar os jogos, ai instala no pc e começa a diversão.

Muitas das vezes, a pessoa nem tem o PC para rodar, mas o cara insiste, deixando tudo no talo, uso de processador e memória.

Originais

Comecei a adquirir jogos originais, na era do PlayStation 3, isso depois de 3 anos de vida do PS3, comecei adquirindo jogos já lançados onde o preço estava muito em conta (sério comprei o PES2010 por 30 reais xD).

As novidades que saiam para o videogame não chegava a comprar por conta dos preços absurdos R$ 179,90, R$250,00 ou outros valores que meu bolso chorava.


Outro fator que ajudou em aquisição de jogos originais, é o fator PSN Plus e Live Gold, onde as próprias produtoras começaram a dar de graça jogos mês a mês, diminuindo o custo e apresentando promoções para quem tem esta conta especial. No mundo dos PCs a pirataria também reina, e tem uma força maior, muitas pessoas acabam utilizando de sites Torrents para poder baixar aquele jogo novidade, e colocar para rodar em seu PC.


Só que uma grande empresa que disponibiliza Games para PC’s, Steam.

Com uma grande variedade de jogos disponíveis para download, vem com grandes promoções em certos momentos do Ano para apenas arrancar seu dinheirinho e aproveitar e baixar os jogos que tanto quer ter.

Como meu amigo Syao disse uma vez, a Steam é igual a Pokémon, temos que pegar todos…x__X


E vocês galera, qual que vocês estão optando, Pirataria ou Original?

Diga nos comentários sua opinião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário