Fala galera de plantão (ou não),
estou trazendo mais um conteúdo que não agregará em nada em sua aula de Física Quântica de final de ano, valendo aquela nota máxima no seu TCC. Não mesmo.
Estou aqui para debater sobre os nossos games queridos que jogamos.
Sempre que sai aquele jogo que possui um bom enredo, história, personagens cativantes, cenários extremamente lindo, vilões marcantes, fases que são de arrepiar.
Jogos que fazem com que você entre na pele do personagem e fique com aquela tensão se vai conseguir passar de um determinado ponto, ou, está naquela fuga com a menina que está com medo e você tem que a protegê-la, e vários assassinos profissionais, dando piruetas para te matar por que você comeu o último brigadeiro da festa.
Quando você chega no final, você é beneficiado com um final digno do jogo, que o faz querer jogar mais uma vez, só que numa dificuldade maior. Ou não?
Ai que entro na grande questão dos jogos, quando sai uma nova versão do mesmo game, é uma nova história, novo enredo, novas mecânicas ( em breve discutiremos sobre isso ), mas e o antigo game? Vocês voltam a jogar ele, ou apenas o abandona e deixa ele pegando poeira em sua prateleira? Ou ganha aquele jogo da PSN Plus e XBox Live, você termina ele e simplesmente o deleta para ter mais espaço para baixar novos jogos?
O que vem ocorrendo em muitos games, quando é de uma franquia grande ou está começando a engatinhar e ganhar nome, sai uma versão que você logo de cara torce o nariz e diz não na primeira vez, mas ao ver como é o jogo e sua história, logo em seguida o pega para terminar ele e ver seu final. A produtora do jogo anuncia uma nova versão, logo em seguida todos abandonam, e voltam os olhos para a nova versão.
O que desmotiva muito?
Será que é a mecânica modificada da versão?
Ou apenas as novidades que uma versão possui que a outra não possui?
Veja em sua prateleira de jogos, conte quantos jogos você possui, e de franquias que você conheça e tenha sua sequência?
Quantas vezes voltou a jogar uma versão anterior por nostalgia e diversão? Se sua resposta é não, então você está fadado mais ao que há de novidade, e quando uma tecnologia do jogo é ultrapassada, você simplesmente o deixa de lado, e até mesmo esquece que possui o jogo. Só em uma limpeza que você efetua, você lembra do jogo, e resolve jogá-lo (ou não).
Uma grande questão é, todo jogo tem seu fim de vida útil?
A mesma coisa acontece em vários games de luta, ele sai naquela novidade onde todos ficam esperando, para ver quais as novidades, novos personagens jogáveis, novos combos. Este jogo tem um tempo de vida limitado, por que a própria produtora do jogo já pensa uma nova versão, um upgrade nos personagens, mais combos para se aprender, nova história e finais para os personagens.
As vezes este tempo de vida é prolongado dependendo o tipo do jogo, no caso do Mortal Kombat IX, a franquia demorou um tempo a mais até ser lançado o novo Mortal Kombat X.
Outra franquia de jogos que tem se renovado a cada ano é o de Futebol, tanto a paixão brasileira (que tomou um vareio na copa do mundo com um lindo 7×1 para minha alegria), e o futebol americano. O tempo de vida deste game e bem curto, tendo inicio a poucos meses do final do ano que é lançado até o outro ano ser lançado a nova versão (Ex.: FIFA15 e PES 2015 data inicial em setembro de 2014 e final de vida em setembro de 2015).
Temos grandes jogos que hoje acabam no esquecimento, até em uma conversa com alguns amigos, primos ou irmãos, você acaba comentando sobre aquele game que marcou, que tem uma fase no qual você acaba tendo uma dificuldade.
O que acaba virando muito na mão das pessoas e que o game que você possui, e não o joga mais porque você vê que ficou totalmente ultrapassado, ele vira moeda de troca com outros games que te interessa (as vezes você acaba se arrependendo pela troca, por que o jogo que você pegou é uma droga).
Este tipo de situação acabou gerando um novo tipo de negócio para algumas lojas, que é o troca com o jogo. Onde você compra um jogo, e o próprio vendedor te oferta um plano deles para efetuar a troca do jogo, caso você não se interesse mais, apresentando o cartão num prazo de X meses para a troca.
Para a busca de antigos jogos (utilizei muito dessas lojas para ter minha coleção pessoal), e eles até hoje utilizam deste tipo de negócio até para os games atuais da nova geração.
Também temos comunidades no facebook que propõem a troca entre a galera sem um custo adicional entre eles, para adquirir o jogo que esta atrás, o que também gera outro problema do super-valorização do jogo que a pessoa possui.
Gerando até transtornos e problemas, o estado da mídia, como ela esta conservada ou riscada. Mas isso é um debate para uma outra ocasião.
Mas me digam, vocês apenas seguem a tendência ou são nostálgicos e procuram jogar aquele jogo antigo que vocês gostam.